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On 24 de novembro de 2023 18:08:50 BRST, nirtepo:
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Deleted resource dicionario_de_dados: projetos_pesquisa from Projetos de Pesquisa
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29 | Pesquisa, em execu\u00e7\u00e3o, institucionalizados via sistema | 30 | Pesquisa, em execu\u00e7\u00e3o, institucionalizados via sistema | ||
30 | Prisma de acordo com o Regulamento da Pesquisa da | 31 | Prisma de acordo com o Regulamento da Pesquisa da | ||
31 | UFFS.\r\n\r\nDisponibilizamos um dicion\u00e1rio de dados | 32 | UFFS.\r\n\r\nDisponibilizamos um dicion\u00e1rio de dados | ||
32 | (projetos_pesquisa_dicionario) para uso atrav\u00e9s do Portal | 33 | (projetos_pesquisa_dicionario) para uso atrav\u00e9s do Portal | ||
33 | Brasileiro de Dados abertos (dados.gov.br).\r\n\r\nUtilize diretamente | 34 | Brasileiro de Dados abertos (dados.gov.br).\r\n\r\nUtilize diretamente | ||
34 | o Portal de Dados Abertos da UFFS (https://dados.uffs.edu.br), se | 35 | o Portal de Dados Abertos da UFFS (https://dados.uffs.edu.br), se | ||
35 | voc\u00ea deseja obter os dados e o dicion\u00e1rio de dados usando os | 36 | voc\u00ea deseja obter os dados e o dicion\u00e1rio de dados usando os | ||
36 | recursos da API do Datastore | 37 | recursos da API do Datastore | ||
37 | docs.ckan.org/en/latest/maintaining/datastore.html#the-datastore-api), | 38 | docs.ckan.org/en/latest/maintaining/datastore.html#the-datastore-api), | ||
38 | pois o portal brasileiro n\u00e3o disponibiliza tais recursos.", | 39 | pois o portal brasileiro n\u00e3o disponibiliza tais recursos.", | ||
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n | 44 | "description": "", | n | 45 | "description": "A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
46 | \u00e9 uma institui\u00e7\u00e3o de ensino superior p\u00fablica, | ||||
47 | popular e de qualidade. Criada pela Lei N\u00ba 12.029, de 15 de | ||||
48 | setembro de 2009, a UFFS abrange mais de 400 munic\u00edpios da | ||||
49 | Mesorregi\u00e3o Grande Fronteira Mercosul \u2013 Sudoeste do | ||||
50 | Paran\u00e1, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do | ||||
51 | Sul.\r\n\r\nHistoricamente desassistida pelo poder p\u00fablico, | ||||
52 | especialmente com rela\u00e7\u00e3o ao ensino superior, a | ||||
53 | mesorregi\u00e3o sonhava com uma universidade federal h\u00e1 | ||||
54 | d\u00e9cadas e tem na UFFS a maior express\u00e3o de como \u00e9 | ||||
55 | poss\u00edvel desenvolver ensino superior p\u00fablico, gratuito e de | ||||
56 | qualidade em um ambiente que recentemente apresentava poucas | ||||
57 | perspectivas.\r\n\r\nO processo de cria\u00e7\u00e3o da UFFS iniciou | ||||
58 | com cinco campi: Chapec\u00f3 (SC) \u2013 sede da | ||||
59 | Institui\u00e7\u00e3o, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo | ||||
60 | e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo tamb\u00e9m | ||||
61 | passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso | ||||
62 | de Medicina do Brasil institu\u00eddo atrav\u00e9s do programa de | ||||
63 | expans\u00e3o das escolas m\u00e9dicas do Governo Federal.\r\n\r\nA | ||||
64 | UFFS, desde o seu primeiro processo seletivo, favoreceu o ingresso dos | ||||
65 | alunos oriundos da escola p\u00fablica. Por meio do fator escola | ||||
66 | p\u00fablica, \u00edndices de 10%, 20% ou 30% aplicados \u00e0 nota do | ||||
67 | Exame Nacional do Ensino M\u00e9dio (ENEM) contemplavam cada ano do | ||||
68 | ensino m\u00e9dio cursado nessa rede escolar. Agora, com a nova lei da | ||||
69 | reserva de vagas nas institui\u00e7\u00f5es federais de | ||||
70 | educa\u00e7\u00e3o (Lei n\u00ba 12.711/2012, Decreto n\u00ba | ||||
71 | 7.824/2012 e Portaria Normativa MEC n\u00ba 18/2012), implantada | ||||
72 | integralmente em 2013 e que contempla todos os cursos de | ||||
73 | gradua\u00e7\u00e3o, em todos os turnos de oferta, a UFFS est\u00e1 | ||||
74 | promovendo mais uma revolu\u00e7\u00e3o no Brasil. Ao desenvolver uma | ||||
75 | pol\u00edtica de ingresso que respeita e atende a atual | ||||
76 | situa\u00e7\u00e3o das escolas de ensino m\u00e9dio p\u00fablico nos | ||||
77 | estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paran\u00e1, a UFFS | ||||
78 | reserva em torno de 90% das vagas na gradua\u00e7\u00e3o para | ||||
79 | estudantes que cursaram o ensino m\u00e9dio exclusivamente em escola | ||||
80 | p\u00fablica.\r\n\r\nContando com mais de 40 cursos de | ||||
81 | gradua\u00e7\u00e3o, a Universidade j\u00e1 ultrapassou a marca de 8 | ||||
82 | mil alunos e completa, em 2016, sete anos de hist\u00f3ria. As | ||||
83 | gradua\u00e7\u00f5es oferecidas privilegiam as voca\u00e7\u00f5es da | ||||
84 | economia regional e est\u00e3o em conson\u00e2ncia com a Pol\u00edtica | ||||
85 | Nacional de Forma\u00e7\u00e3o de Professores do Minist\u00e9rio da | ||||
86 | Educa\u00e7\u00e3o (MEC). Com a aplica\u00e7\u00e3o da nova | ||||
87 | pol\u00edtica de ingresso, a maioria dos alunos da gradua\u00e7\u00e3o | ||||
88 | s\u00e3o provenientes de escolas p\u00fablicas de diferentes locais do | ||||
89 | Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso | ||||
90 | \u00e0 educa\u00e7\u00e3o superior p\u00fablica, gratuita e de | ||||
91 | qualidade para todos, al\u00e9m de antecipar a conquista de objetivos | ||||
92 | fundamentais para o pa\u00eds, para a popula\u00e7\u00e3o e para a | ||||
93 | estrutura escolar, fazendo justi\u00e7a \u00e0 trajet\u00f3ria dos | ||||
94 | estudantes brasileiros, ao perfil econ\u00f4mico das fam\u00edlias e | ||||
95 | \u00e0 caracteriza\u00e7\u00e3o \u00e9tnica da popula\u00e7\u00e3o. | ||||
96 | Para ingressar na UFFS \u00e9 preciso realizar o ENEM, pois a | ||||
97 | Universidade atualmente adota o SiSU como m\u00e9todo de acesso \u00e0 | ||||
98 | gradua\u00e7\u00e3o.\r\n\r\nAo caminhar cada dia mais em | ||||
99 | dire\u00e7\u00e3o \u00e0 igualdade e com o comprometimento em oferecer | ||||
100 | a oportunidade de cursar uma gradua\u00e7\u00e3o de qualidade e | ||||
101 | totalmente gratuita, a UFFS oferece ainda bolsas e aux\u00edlios para | ||||
102 | que os alunos se dediquem o m\u00e1ximo aos estudos e permane\u00e7am | ||||
103 | na Universidade at\u00e9 o fim do curso. As bolsas s\u00e3o voltadas | ||||
104 | para as \u00e1reas de ensino, pesquisa e extens\u00e3o, incentivando o | ||||
105 | desenvolvimento de diversos projetos. J\u00e1 os aux\u00edlios | ||||
106 | favorecem a perman\u00eancia do acad\u00eamico na | ||||
107 | UFFS.\r\n\r\nAl\u00e9m da gradua\u00e7\u00e3o, a UFFS oferece | ||||
108 | oportunidades em cursos de p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em n\u00edvel | ||||
109 | de especializa\u00e7\u00e3o (lato sensu), mestrado e doutorado | ||||
110 | (stricto sensu). Atualmente s\u00e3o oferecidos 4 cursos de | ||||
111 | especializa\u00e7\u00e3o, 11 mestrados e 2 doutorados | ||||
112 | interinstitucionais, todos com corpo docente composto por mestres e | ||||
113 | doutores.\r\n\r\nH\u00e1 tamb\u00e9m muitos projetos em andamento no | ||||
114 | campo das pesquisas cient\u00edficas e na \u00e1rea de extens\u00e3o, | ||||
115 | os quais formam, com o ensino, os tr\u00eas pilares que alicer\u00e7am | ||||
116 | as atividades desenvolvidas pela UFFS. Isso \u00e9 refletido no alto | ||||
117 | padr\u00e3o de forma\u00e7\u00e3o dos acad\u00eamicos e certificado | ||||
118 | pelas recentes avalia\u00e7\u00f5es realizadas pelo Minist\u00e9rio da | ||||
119 | Educa\u00e7\u00e3o nos cursos da Universidade. Se por um lado os | ||||
120 | alunos contam com um ensino regular de qualidade, por outro vi\u00e9s | ||||
121 | podem explorar diferentes habilidades por meio de pesquisas | ||||
122 | cient\u00edficas em diversas \u00e1reas do conhecimento e ainda | ||||
123 | fortalecer a economia e o desenvolvimento da regi\u00e3o onde | ||||
124 | est\u00e3o inseridos, atrav\u00e9s de projetos que buscam a | ||||
125 | integra\u00e7\u00e3o, intera\u00e7\u00e3o e inclus\u00e3o entre os | ||||
126 | estados, cidades e a universidade.", | ||||
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