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On 20 de dezembro de 2023 09:37:47 BRST, nirtepo:
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Deleted resource dicionario_de_dados: ccrs_matrizes_graduacao from CCRs das Matrizes da Graduação
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9 | relacionadas aos cursos de gradua\u00e7\u00e3o e | ||||
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28 | Gradua\u00e7\u00e3o\r\n\r\nDisponibilizamos um dicion\u00e1rio de | 30 | Gradua\u00e7\u00e3o\r\n\r\nDisponibilizamos um dicion\u00e1rio de | ||
29 | dados (graduacao_ccrs_matrizes_dicionario) para uso atrav\u00e9s do | 31 | dados (graduacao_ccrs_matrizes_dicionario) para uso atrav\u00e9s do | ||
30 | Portal Brasileiro de Dados abertos (dados.gov.br).\r\n\r\nUtilize | 32 | Portal Brasileiro de Dados abertos (dados.gov.br).\r\n\r\nUtilize | ||
31 | diretamente o __Portal de Dados Abertos da UFFS | 33 | diretamente o __Portal de Dados Abertos da UFFS | ||
32 | (https://dados.uffs.edu.br)__, se voc\u00ea deseja obter os dados e o | 34 | (https://dados.uffs.edu.br)__, se voc\u00ea deseja obter os dados e o | ||
33 | dicion\u00e1rio de dados usando os recursos da __API do Datastore__ | 35 | dicion\u00e1rio de dados usando os recursos da __API do Datastore__ | ||
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n | 41 | "description": "", | n | 43 | "description": "A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
44 | \u00e9 uma institui\u00e7\u00e3o de ensino superior p\u00fablica, | ||||
45 | popular e de qualidade. Criada pela Lei N\u00ba 12.029, de 15 de | ||||
46 | setembro de 2009, a UFFS abrange mais de 400 munic\u00edpios da | ||||
47 | Mesorregi\u00e3o Grande Fronteira Mercosul \u2013 Sudoeste do | ||||
48 | Paran\u00e1, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do | ||||
49 | Sul.\r\n\r\nHistoricamente desassistida pelo poder p\u00fablico, | ||||
50 | especialmente com rela\u00e7\u00e3o ao ensino superior, a | ||||
51 | mesorregi\u00e3o sonhava com uma universidade federal h\u00e1 | ||||
52 | d\u00e9cadas e tem na UFFS a maior express\u00e3o de como \u00e9 | ||||
53 | poss\u00edvel desenvolver ensino superior p\u00fablico, gratuito e de | ||||
54 | qualidade em um ambiente que recentemente apresentava poucas | ||||
55 | perspectivas.\r\n\r\nO processo de cria\u00e7\u00e3o da UFFS iniciou | ||||
56 | com cinco campi: Chapec\u00f3 (SC) \u2013 sede da | ||||
57 | Institui\u00e7\u00e3o, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo | ||||
58 | e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo tamb\u00e9m | ||||
59 | passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso | ||||
60 | de Medicina do Brasil institu\u00eddo atrav\u00e9s do programa de | ||||
61 | expans\u00e3o das escolas m\u00e9dicas do Governo Federal.\r\n\r\nA | ||||
62 | UFFS, desde o seu primeiro processo seletivo, favoreceu o ingresso dos | ||||
63 | alunos oriundos da escola p\u00fablica. Por meio do fator escola | ||||
64 | p\u00fablica, \u00edndices de 10%, 20% ou 30% aplicados \u00e0 nota do | ||||
65 | Exame Nacional do Ensino M\u00e9dio (ENEM) contemplavam cada ano do | ||||
66 | ensino m\u00e9dio cursado nessa rede escolar. Agora, com a nova lei da | ||||
67 | reserva de vagas nas institui\u00e7\u00f5es federais de | ||||
68 | educa\u00e7\u00e3o (Lei n\u00ba 12.711/2012, Decreto n\u00ba | ||||
69 | 7.824/2012 e Portaria Normativa MEC n\u00ba 18/2012), implantada | ||||
70 | integralmente em 2013 e que contempla todos os cursos de | ||||
71 | gradua\u00e7\u00e3o, em todos os turnos de oferta, a UFFS est\u00e1 | ||||
72 | promovendo mais uma revolu\u00e7\u00e3o no Brasil. Ao desenvolver uma | ||||
73 | pol\u00edtica de ingresso que respeita e atende a atual | ||||
74 | situa\u00e7\u00e3o das escolas de ensino m\u00e9dio p\u00fablico nos | ||||
75 | estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paran\u00e1, a UFFS | ||||
76 | reserva em torno de 90% das vagas na gradua\u00e7\u00e3o para | ||||
77 | estudantes que cursaram o ensino m\u00e9dio exclusivamente em escola | ||||
78 | p\u00fablica.\r\n\r\nContando com mais de 40 cursos de | ||||
79 | gradua\u00e7\u00e3o, a Universidade j\u00e1 ultrapassou a marca de 8 | ||||
80 | mil alunos e completa, em 2016, sete anos de hist\u00f3ria. As | ||||
81 | gradua\u00e7\u00f5es oferecidas privilegiam as voca\u00e7\u00f5es da | ||||
82 | economia regional e est\u00e3o em conson\u00e2ncia com a Pol\u00edtica | ||||
83 | Nacional de Forma\u00e7\u00e3o de Professores do Minist\u00e9rio da | ||||
84 | Educa\u00e7\u00e3o (MEC). Com a aplica\u00e7\u00e3o da nova | ||||
85 | pol\u00edtica de ingresso, a maioria dos alunos da gradua\u00e7\u00e3o | ||||
86 | s\u00e3o provenientes de escolas p\u00fablicas de diferentes locais do | ||||
87 | Brasil. Isso reafirma o compromisso da UFFS em garantir o acesso | ||||
88 | \u00e0 educa\u00e7\u00e3o superior p\u00fablica, gratuita e de | ||||
89 | qualidade para todos, al\u00e9m de antecipar a conquista de objetivos | ||||
90 | fundamentais para o pa\u00eds, para a popula\u00e7\u00e3o e para a | ||||
91 | estrutura escolar, fazendo justi\u00e7a \u00e0 trajet\u00f3ria dos | ||||
92 | estudantes brasileiros, ao perfil econ\u00f4mico das fam\u00edlias e | ||||
93 | \u00e0 caracteriza\u00e7\u00e3o \u00e9tnica da popula\u00e7\u00e3o. | ||||
94 | Para ingressar na UFFS \u00e9 preciso realizar o ENEM, pois a | ||||
95 | Universidade atualmente adota o SiSU como m\u00e9todo de acesso \u00e0 | ||||
96 | gradua\u00e7\u00e3o.\r\n\r\nAo caminhar cada dia mais em | ||||
97 | dire\u00e7\u00e3o \u00e0 igualdade e com o comprometimento em oferecer | ||||
98 | a oportunidade de cursar uma gradua\u00e7\u00e3o de qualidade e | ||||
99 | totalmente gratuita, a UFFS oferece ainda bolsas e aux\u00edlios para | ||||
100 | que os alunos se dediquem o m\u00e1ximo aos estudos e permane\u00e7am | ||||
101 | na Universidade at\u00e9 o fim do curso. As bolsas s\u00e3o voltadas | ||||
102 | para as \u00e1reas de ensino, pesquisa e extens\u00e3o, incentivando o | ||||
103 | desenvolvimento de diversos projetos. J\u00e1 os aux\u00edlios | ||||
104 | favorecem a perman\u00eancia do acad\u00eamico na | ||||
105 | UFFS.\r\n\r\nAl\u00e9m da gradua\u00e7\u00e3o, a UFFS oferece | ||||
106 | oportunidades em cursos de p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em n\u00edvel | ||||
107 | de especializa\u00e7\u00e3o (lato sensu), mestrado e doutorado | ||||
108 | (stricto sensu). Atualmente s\u00e3o oferecidos 4 cursos de | ||||
109 | especializa\u00e7\u00e3o, 11 mestrados e 2 doutorados | ||||
110 | interinstitucionais, todos com corpo docente composto por mestres e | ||||
111 | doutores.\r\n\r\nH\u00e1 tamb\u00e9m muitos projetos em andamento no | ||||
112 | campo das pesquisas cient\u00edficas e na \u00e1rea de extens\u00e3o, | ||||
113 | os quais formam, com o ensino, os tr\u00eas pilares que alicer\u00e7am | ||||
114 | as atividades desenvolvidas pela UFFS. Isso \u00e9 refletido no alto | ||||
115 | padr\u00e3o de forma\u00e7\u00e3o dos acad\u00eamicos e certificado | ||||
116 | pelas recentes avalia\u00e7\u00f5es realizadas pelo Minist\u00e9rio da | ||||
117 | Educa\u00e7\u00e3o nos cursos da Universidade. Se por um lado os | ||||
118 | alunos contam com um ensino regular de qualidade, por outro vi\u00e9s | ||||
119 | podem explorar diferentes habilidades por meio de pesquisas | ||||
120 | cient\u00edficas em diversas \u00e1reas do conhecimento e ainda | ||||
121 | fortalecer a economia e o desenvolvimento da regi\u00e3o onde | ||||
122 | est\u00e3o inseridos, atrav\u00e9s de projetos que buscam a | ||||
123 | integra\u00e7\u00e3o, intera\u00e7\u00e3o e inclus\u00e3o entre os | ||||
124 | estados, cidades e a universidade.", | ||||
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